terça-feira, 8 de maio de 2012

Presidente da CM da Graciosa, Manuel Avelar, ignora medidas de promoção e bem-estar animal


Declarações do Presidente da CM da Graciosa, Manuel Avelar:
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/graciosa/?post=39372
http://rgraciosa.blogspot.pt/2012/04/partido-pelos-animais-e-pela-natureza.html


PAN COMUNICADO

Respondendo às declarações do Exmo. Sr. Presidente da Câmara que foram veiculadas pela Comunicação Social no passado dia 21/04, o PAN informa que:

- Até à data ainda não recebemos nenhuma resposta à nossa carta enviada a 17 de Abril

- Os argumentos apresentados relativamente à continuidade da gestão do canil municipal pela Associação dos Cinegeticófilos da Ilha Branca carecem de objectividade e fundamento. Justificações como a antiguidade do protocolo existente ente as duas entidades demonstram a falta de apresentação de provas concretas que justifiquem a continuação deste protocolo.

- A realização deste protocolo não é imparcial, uma vez que, no âmbito da actividade fiscalizadora dessa edilidade municipal, poderá existir um conflito de interesse, uma vez que, como é do conhecimento geral, a caça é uma das actividades que mais frequentemente poderá por em causa a preservação das espécies ameaçadas de extinção. Também é do conhecimento geral que os caçadores são um dos principais responsáveis pelo abandono de cães.

- O desconhecimento por parte deste autarca e da associação que gere o canil sobre o que são medidas de protecção e bem-estar animal foi o que motivou o PAN a apelar à não renovação do protocolo, em
carta à Câmara Municipal da Graciosa, da qual aqui transcrevemos parte do conteúdo: 

“Acreditamos por isso que as instituições camarárias, como é o caso da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, têm um papel fundamental no que diz respeito à promoção do bem-estar dos animais, em particular dos cães e gatos, pelo que vem o PAN solicitar a V. Exas. que implementem medidas de protecção animal em alinhamento com estes princípios, nomeadamente:
- uma política de não abate aos animais recolhidos pelo canil municipal de Santa Cruz da Graciosa;
- uma política de esterilização dos animais errantes;
- promoção da adopção de cães e gatos que estão à responsabilidade da Câmara;
- promoção de acções de sensibilização junto da população local, nomeadamente junto das crianças e adolescentes, no sentido do reconhecimento da senciência animal, i.e., da capacidade que estes têm de
sentir dor e prazer.
Certa de que poderemos contar com os melhores ofícios de V. Exa. para a resolução da presente questão, prevalecendo os interesses dos animais, nomeadamente aqueles que se encontram à guarda do Canil Municipal, bem a sensibilização do público quanto à adoção de costumes e medidas tendentes a um maior respeito pelo bem-estar animal.”

Por fim, certos de que é intenção do Exmo. Sr. Presidente promover todas as medidas que tenham por propósito a promoção do bem-estar animal, o PAN apresenta desde já publicamente a sua disponibilidade para reunir com a edilidade e visitar o Canil Municipal, sendo certo que continuaremos a acompanhar os desenvolvimentos da presente situação, nomeadamente com vista a apurar as condições do Canil Municipal junto dos órgãos competentes.

Lisboa, 08 de Maio de 2012

Sofia Costa

0 comentários:

Enviar um comentário